Nota de falecimento Ruy Rosado de Aguiar Júnior
É com imenso pesar que informamos que o amigo Ruy Rosado de Aguiar Júnior acaba de nos deixar.
Sua passagem pelo Superior Tribunal de Justiça, marcada não somente pela sensibilidade e humanidade de suas paradigmáticas decisões, mas pela dedicação, ética, tècnica e senso de justiça que sempre marcaram sua postura como Magistrado, foi apenas uma mostra do que fez por nós e pelo Brasil.
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais -pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1961), especialista em Direito Penal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1975), especialista em Direito Comunitário pela École Nationale de La Magistrature de France (1997) e mestre em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1990). Foi Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (MPE/RS – 1963-1980), Juiz do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul (TA/RS – 1980-1985), Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS – 1985-1994) e Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ – 1994-2003). Também foi professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em nível de pós-graduação, professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) e advogado, além de árbitro ímpar e autor de inúmeros livros e artigos.
Sócio fundador do IBDS, e um dos que mais cooperaram com nossas atividades, sobre cujos ombros de gigante pudemos ver mais longe, fará falta e deixa muita saudade.
Foto: MPRS / Correio do Povo