O Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) foi criado em 2000 com o objetivo de estimular o estudo do Direito do Seguro, difundindo-o nos meios técnicos e acadêmicos, e para participar ativamente das políticas voltadas ao aperfeiçoamento do ordenamento jurídico.
Nos anos 1990 era iminente o fim do monopólio estatal de resseguro que vigorou por quase setenta anos. No entanto, não havia sinais mínimos de cuidado com o estabelecimento de normas adequadas à proteção dos interesses das partes e da sociedade em geral, no âmbito dos contratos de seguro, apesar da significativa mudança que se avizinhava. Em 2000, o país já era o maior mercado de seguros da América Latina, posição que mantém. Apesar disso, a reflexão jurídica e a legislação aplicável ao contrato de seguro deixavam, e ainda deixam, a desejar.
Desde as primeiras notícias sobre a mudança do regime de resseguro, agentes do mercado internacional (resseguradoras, reguladoras de sinistro etc.) começaram a utilizar práticas e culturas diferentes – não necessariamente mais desenvolvidas –, sem que houvesse sistema normativo capaz de evitar os esperados conflitos e desvios no âmbito dos contratos de seguro e das relações complementares, como o resseguro e a retrocessão.
O desmonte das estruturas criadas sob o impulso do Estado social desenvolvimentista exigia cuidados especiais, como a promulgação de uma lei especial sobre o contrato de seguro, um instrumento de proteção já centenário em alguns países (Bélgica, Alemanha e Suíça) e contemporaneamente utilizado pela maioria das nações, com diversas promulgações de novas leis nos últimos vinte anos.
Atento aos desajustes prenunciados, nocivos para os interesse do Estado, dos cidadãos e das empresas, e identificando a insuficiência e defasagem do regime jurídico contratual existente, o IBDS promoveu a reflexão sobre o Direito do Seguro por meio de projetos acadêmicos, editoriais, seminários e Fóruns de Direito do Seguro José Sollero Filho, homenagem ao inspirador advogado do IRB que se dedicou à matéria e à construção do bem comum, resistente à ditadura militar que perseguiu sua família e torturou sua filha.
O IBDS elaborou e defendeu, com dignidade e autonomia, o primeiro Projeto de Lei de Contrato de Seguro da história brasileira (PL 3.555/2004), aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal (PLC 29/2017).
O seguro privado é um dos principais instrumentos para o advento de uma sociedade livre, justa e solidária. Não é possível festejar os volumes brutais de arrecadação de prêmios e de resultados quando, na perspectiva dos segurados e beneficiários, os seguros são inúteis ou insuficientes para a proteção dos seus interesses. Isso significaria trocar a solidarização na luta contra os acidentes por mais um instrumento de concentração de riqueza.
O IBDS inovou bastante. Realizou os maiores congressos internacionais e o I Congresso Internacional de Direito do Seguro do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Foi o primeiro exibidor do Brasil no RIMS (Risk Insurance Management Society – Atlanta/2001 e New Orleans/2002).
Diretoria
Ernesto Tzirulnik
Presidente
Paulo Luiz de Toledo Piza
1º Vice-Presidente
Fábio Ulhoa Coelho
2º Vice-Presidente
Inaê Siqueira de Oliveira
1ª Secretária
Maurício Luis Pinheiro
2º Secretário
Amanda Visoto de Matos
1ª Tesoureira
André Jacques Costa
2º Tesoureiro
Conselho Diretor
Ernesto Tzirulnik
Paulo Piza
Fabio Ulhôa Coelho
Alessandro Octaviani
Maurício Luis Pinheiro Silveira
André Jacques Uchoa Costa
Associados
Alberto Monti
Alberto Zacharias Toron
Alejandro Vigil Iduate
Amadeu Carvalhaes Ribeiro
Amanda Visoto de Matos
Ana de Oliveira Frazão
Ana Maria Blanco
Ana de Oliveira Frazão Vieira de Mello
André Ramos Tavares
Angélica Luciá Carlini
Anthony Novaes
Antonio Carlos Alves Pereira
Ayrton Pimentel
Begoña Sesma Sánchez
Bruno Caraciolo Ferreira Albuquerque
Bruno Miragem
Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti
Carlos Antônio Harten Filho
Carlos Eduardo Staudacher Leal de Carvalho
Carlos Roberto de Zoppa
Carolina de Oliveira Leite Bezerra Cavalcanti
Cássio Augusto Vione da Rosa
Christina Roncarati
Cláudia Roncarati
Cláudio Lima Bueno de Camargo
Covadonga Díaz Llavona
Dely Dias das Neves
Eduardo Castelo Branco
Felipe Kirchner
Fernanda Dornbusch Farias Lobo
Fernanda Martins-Costa
Fernanda Muraro Bonatto
Francisco Javier Artigas Celis
Francisco de Assis Braga
Gerson Branco
Gilberto Bercovici
Gustavo de Medeiros Melo
Gustavo Haical
Hamilton Mesquita Prado
Heleno Taveira Torres
Humberto Theodoro Júnior
Ilan Goldberg
Inaê Siqueira de Oliveira
Isabella Diniz Junqueira Bueno
Ivy Cassa
Jaqueline Wichinescki
Jéssica Anne de Almeida Bastos
João Eberhardt Francisco
José António Figueiredo Almaça
José Eduardo Martins Cardozo
José María Muñoz Paredes
José Roberto Leal de Carvalho
Judith Hofmeister Martins-Costa
Júlia Normande Lins
Lea Vidigal Medeiros
Luc Mayaux
Luca d’Arce Giannotti
Luis Alberto Meza Carbajal
Luisa Brandão Arantes
Luiza Linhares Moreira
Luiz Tavares Pereira Filho
Marcelo Mansur Haddad
Marco Antônio Marques da Silva
Marcos Luiz Abreu de Lima
Margarida Lima Rêgo
Maria Inês de Oliveira Martins
Maurício Von Bruck Lacerda
Miguel Reale Júnior
Milton Gurgel Filho
Nei Vieira Prado Filho
Nelson Borges
Neumar Trajano de Sousa
Pablo Medina Magallanes
Paulo Botti
Pedro Ivo Mello
Pery Saraiva Neto
Priscila Fichtner
Raphael Miranda Renata Bento de Vasconcelos Reinaldo Mirico Aronis Renato Macedo Buranello Robson Vissotto Ronaldo Porto Macedo Júnior Sandro Raymundo Sharon Tennyson Sílvio de Salvo Venosa Tiago Moraes Gonçalves Victor Willcox Vitor Boaventura Xavier Viviane Rosolia Teodoro Cardoso Voltaire Giavarina Marensi Wady José Mourão Cury Walfrido Jorge Warde Júnior Walter Antonio Polido Walter Giuseppe Alcântara Manzi Wolf Ejzenberg
IN MEMORIAM
Athos Gusmão Carneiro Donaldo Armelin Fernando Lopes Nunes Flávio Queiroz Bezerra Cavalcanti João Calvão da Silva José Joaquim Calmon de Passos José Sollero Filho Marcos Portella Sollero Ovídio Araújo Baptista da Silva Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rubén Saúl Stiglitz Ruy Rosado de Aguiar Junior Sérgio Sérvulo da Cunha Vera Helena de Mello Franco Werter R. Faria